Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

BLOGS E USUARIOS DO FACEBOOK SAEM EM DEFESA DO BLOG ITAMAGU

            A censura à imprensa parece ter chegado definitivamente em Araioses. Ratificando o que foi anunciado durante as eleições do ano passado, o novo governo daria um fim à liberdade de imprensa vivida durante os últimos anos aonde todo profissional tinha direito fazer criticas ao governo, que o diga o Sr. Daby que passou os últimos anos a criticando de forma veemente sem ser incomodado uma única vez, apesar de afirmar o contrário para sensibilizar os seus ouvintes.
              Atualmente vemos uma série de movimentações de pessoas ligadas ao governo como forma de intimidar os blogueiros que são os únicos que fazem críticas ao governo. Um dos blogueiros mais visados é o Marcio Maranhão que já responde a dois processos, sem pé nem cabeça, com o intuito de intimidar ele e outros blogueiros a cessar com suas críticas aos desmandos e desgovernos da nova gestão pública e seus secretários.



        Mais recentemente, o Secretário Municipal de Comunicação, Daby Santos, uma das vozes mais críticas aos governos anteriores, e também ao Manin (isso antes de ser solapado por este governo) diz ter entrado na justiça e pedido ao Google para ter acesso ao IP do computador de quem hoje é a voz do Itamagu, ferrenho crítico do governo. O secretário alega que o cognome foi criado por ele há vários anos, e sempre foi usado para fazer críticas ao governo, hoje é usado sem sua autorização. Se o que ele diz é verdade, logo deverá ser acusado de falsidade ideológica, o que é crime, figura tipificada no artigo 299 do Código Penal Brasileiro, que define o crime como: a finalidade da declaração seja prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.



Contrário ao que afirmou em seu blog pessoal, Daby sempre apontou a autoria dos textos escritos pelo Itamagu, a um amigo que desejava o anonimato. A informação de que ele é o Itamagu só foi revelada nos primeiros meses deste ano quando foi acusado de Judas: alguém que estava no governo, e se aproveitava de informações privilegiadas para críticas anonimamente a este mesmo governo.




Sobre a informação repassada pelo Secretário em seu site, a verdade é que ele não tem qualquer justificativa para fazer tal pedido ao Google e se mesmo assim houvesse, não seria possível identificar o IP, pois quase todos em Araioses usam internet via rádio, o máximo que a Google descobriria é que o autor é de Araioses, o que não é segredo para ninguém.

Como diz um velho ditado popular: se queres conhecer alguém, dê poder a ela. É desta forma que se passou a conhecer o Daby Santos que hoje apoia todos os desmandos que ele criticava quando não estava no governo, até mesmo tentar cercear os seus colegas de imprensa.
 
Revista Itamagu