Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

MERENDA E VACINA VENCIDAS EM ARAIOSES

 

Depois do escândalo da merenda escolar vencida e com informações nutricionais e data de fabricação adulteradas denunciado pelo blog ITAMAGU, agora chegou a vez da Secretaria de Saúde de Araioses aplicar vacinas vencidas nas crianças. Uma funcionária do Posto de Saúde da Família de João Peres, preocupada com a situação das crianças que receberam dose de vacina fora do prazo de validade  nos denunciou na manhã desta quarta feira, dia 10, que o lote 1102046 das vacinas tríplice viral e hepatite B, mesmo estando vencidos desde fevereiro de 2013, estão sendo aplicadas normalmente a quem as procurasse naquele PSF. A funcionaria que inicialmente não quis se identificar por medo de represália, no final da tarde da mesma data, Dona Bier Arraiz, técnica em enfermagem, resolveu vir a publico, depois que o pai de uma das crianças a procurou se queixando de alguns sintomas estranhos em seu filho após a vacinação; como alergia, dores e inchaço por todo o corpo. A funcionaria após reclamar do problema na unidade de saúde, tentou fotografar as ampolas e frascos. E após fazer algumas imagens, foi ameaçada de transferência para regiões mais remotas de Araioses.

         A mesma conta que logo depois do ocorrido, outra funcionaria foi imediatamente avisar Manin Leal, pai da atual gestora, ao passo que em seguida, Bier Arraiz, passou a receber ligações intimidatórias e foi proibida de circular em alguns departamentos do posto, mesmo sendo uma funcionaria experiente e concursada e trabalhe nesta unidade.
      Crime semelhante ocorreu recentemente contra os alunos das escolas municipais, que receberam como merenda bananas podres e achocolatados vencidos  impróprios para o consumo humano. O mais intrigante é que o caso das merendas vencidas e esse ocorrido no posto de saúde de João Peres (por enquanto o primeiro com provas concretas), há pessoas que tentam justificar o injustificável, apenas por que está acontecendo no governo do Manin. Onde tudo parece ser aceitável. E o silêncio das autoridades motiva a defesa destes atos criminosos, existem pessoas que alienadas ideologicamente    se utilizam de praticas demagogas para ofender pessoas como o  professor Neto, presidente do Conselho Municipal da Merenda Escolar que ao visitar algumas unidades educacionais para fiscalizar, foi desrespeitado  de forma intimista e por diversas vezes tentaram impedir  que o mesmo adentrasse   nas unidades escolares para verificar a veracidade das denuncias, o que lhe na verdade é sua atribuição mais que isso sua obrigação legal e assistida por legislação federal.
      O que está acontecendo com a funcionária do PSF é ainda pior, além da ameaça é impedida de desenvolver seu trabalho em benefício dos usuários do posto, uma vez que salas de medicamentos e outros departamentos importantes agora são fechados a chaves para impedir o seu acesso. Isto é ou não é a defesa do absurdo por parte do governo de Valeria Leal? O mínimo que esperávamos do governo, neste momento turvo, era a apuração dos fatos e um esclarecimento à população.
     Mas  o que observamos novamente é a tentativa imoral de esconder verdade da sociedade e a intimidação das testemunhas.
Fonte: Blog Marcio Maranhão
     O ITAMAGU vem de forma aguerrida mostrando através de suas matérias aos  cidadãos araiosenses o descaso do governo municipal com as necessidades básicas e vitais dos munícipes, dentre os atos de desrespeito e de irresponsabilidade com o bem público os dois casos que  de maior gravidade foram os da merenda escolar  vencida e esse ato criminoso praticado contra as crianças de Araioses que e o de lhes aplicar vacinas vencidas.
      O ITAMAGU tem feito seu papel de informar e denunciar, e por se tratar de crimes praticados contra crianças e adolescentes pergunta-se o que o Conselho Tutelar de Araioses, as Comissões de Saúde e de Educação da Câmara Municipal, os Conselhos de Educação e da Merenda Escolar, estão fazendo? Em Araioses conta-se com um representante do MP  de inabalável conduta que vem ao longo dos anos desempenhado um trabalho  incontestável   o mesmo tem representatividade legal para investigar esses casos, as crianças estão correndo risco de morte, essa situação já não pode ser encarada com vistas grossas são crimes cometidos contras os direitos fundamentais das crianças segundo a Constituição Federal e Lei  n°8.069 e Estatuto da Criança e do Adolescente.
     Confiamos nestes poderes constituídos e rogamos para que não tenham a mesma fala da senhora Secretaria de Educação ao dizer que está esperando laudos técnicos para tomar providências  sobre a  denuncia feita por esse blog, se  não for tomado uma providencia com urgência ao invés de  laudos periciais teremos laudos do IML atestando não só a ingestão de merenda escolar vencidas com também de vacinas.