Fiscalização já resultou em R$ 400 mil de multas
para bancos
A Operação Paciência, realizada pela Gerência de
Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon), para fiscalizar a
qualidade do atendimento ao consumidor em agências bancárias de todo o estado,
já aplicou cerca de R$ 400 mil em multas às instituições financeiras entre
janeiro e junho deste ano. Este mês, a operação chegou a 28 agências, sendo 14
em São Luís, quatro em Estreito, seis em Santa Inês e mais quatro em São José
de Ribamar. Destas, 14 foram autuadas.
Entre as irregularidades mais comuns encontradas
pelas equipes de fiscalização do Procon estão: a demora na fila de espera,
falta de distribuição de senhas, redução do número de caixas para atendimento,
consumidores esperando do lado de fora da agência, banheiro único para homens,
mulheres e pessoas com deficiências físicas; falta de divisórias que separam o
consumidor atendido no caixa dos demais e ausência do painel de senha e da
porta giratória e de assentos para clientes aguardarem o atendimento.
De acordo com o diretor-geral do órgão, Duarte
Júnior, ao montante de R$ 400 mil ainda se somarão novas multas cujos processos
estão em fase de conclusão. “Vamos continuar fiscalizando em prol da
humanização do atendimento bancário e para garantir respeito aos direitos dos
consumidores”, afirmou. Duarte Júnior disse ainda que serão aplicadas todas as
sanções previstas em lei para garantir a melhoria e expansão dos serviços.
O trabalho segue um cronograma iniciado em janeiro
e se estende a todas as Regiões do Estado. Já foram fiscalizados 37 bancos em
São Luís, dois em Paço do Lumiar, sete em Bacabal, seis em Timon, cinco em
Codó, seis em Caxias, quatro em Estreito, cinco em Açailândia, três em
Imperatriz, três em Itapecuru-Mirim, quatro em Pinheiro, seis em Santa Inês e
quatro em São José de Ribamar.
Em alguns municípios a fiscalização já ocorreu mais
de uma vez em todas as agências, a exemplo de Santa Inês, Estreito e São José
de Ribamar.
Diálogo
Desde maio,
gestores do Procon discutem com as representantes das instituições bancárias
soluções para as principais reclamações dos consumidores. A iniciativa garantiu
a construção de agências novas nos municípios de Codó e Buriticupu.
Os representantes das instituições financeiras
também deixaram a promessa de que irão desenvolver melhorias baseadas no
mapeamento apresentado pelo Procon para agilizar o atendimento e evitar filas;
além da promessa de melhorar a infraestrutura, a exemplo da disponibilização de
água e banheiros nas agências; e de fornecer orientação ao cliente, de forma
clara, de quais serviços podem ser realizados nos caixas eletrônicos.
Encontros periódicos estão sendo realizados para a
apresentação de metas, referentes à melhoria do atendimento bancário. A próxima
reunião está marcada para o dia 17 de agosto.
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